CPOR/SP celebra o Dia do Oficial da Reserva com homenagens
São Paulo (SP) - Uma formatura no Centro Solar dos Andradas, sede do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), homenageou no dia 11 de novembro os Oficiais da Reserva formados pelo quase centenário Estabelecimento de Ensino. O Dia do Oficial R/2 é celebrado em 4 de novembro pelo Exército Brasileiro.
A solenidade reuniu centenas de veteranos de todas as épocas para rememorar o período de formação militar, cultuar os heróis do passado e celebrar os valores forjados pela Força Terrestre, tais como o patriotismo, o espírito de corpo e a camaradagem.
Uma corbélia de flores foi depositada no monumento em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), oriundos do CPOR/SP, e que lutaram na Itália na 2ª Guerra Mundial – o ato teve a participação da Sociedade de Amigos do CPOR/SP (SOAMI/CPOR-SP). Quarenta combatentes formados pelo CPOR/SP lutaram nos campos de batalha na Europa. Além da homenagem no Pátio Patriarca da Independência, uma placa com os nomes dos militares, produzida em cooperação entre o Comando do CPOR/CMSP, a SOAMI-CPOR/SP e os Oficiais R/2 será levada para Itália e instalada na região de Pistóia, onde os brasileiros lutaram durante a guerra.
A solenidade do Dia do Oficial R/2 foi presidida pelo Gen Div Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da 2ª Região Militar (2ª RM), que estava no palanque acompanhado do Gen Ex Francisco Roberto de Albuquerque, Eterno Comandante do Exército Brasileiro e antigo instrutor do CPOR/SP na década de 1970. Além dele, estavam presentes demais autoridades militares, tais como o Gen Bda Maurício Vieira Gama, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e Eterno Comandante do Centro e Oficiais Comandantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
Entre as autoridades civis estavam o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Drº Péricles Aurélio Lima de Queiroz, Oficial R/2 formado pelo CPOR/SP em 1973; o Deputado Federal Celso Ubirajara Russomano, o Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TS-SP), Drº Carlos Eduardo Cauduro Padin e a tretraneta de José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência", Graziela de Andrada. Além deles, a presença do Ten José Luiz Boanova, Oficial R/2 da Turma de 1953, representante mais antigo dente os Oficiais R/2 presentes, abrilhantou a formatura. Membros de associações, como a SOAMI-CPOR/SP e da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva (ABORE) também participaram da celebração.
O Comandante do CPOR/CMSP, Cel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, afirmou em seu discurso a importância do trabalho realizado pelo Estabelecimento de Ensino para a sociedade paulista. “Essa é uma homenagem aos nossos eternos heróis, que representaram o Brasil e o nosso Centro na 2ª Guerra Mundial. Já formamos mais de 20 mil Oficiais da Reserva, representados aqui pelos senhores que estão presentes, que recebem esse legado do Centro Solar dos Andradas, dos nossos valorosos heróis", afirmou o Comandante.
O Gen Div Montengero destacou em seu discurso a celebração dos valores, histórias e tradições. "Lembramos que os senhores, de hoje e sempre, nossos Oficiais R/2, são a força mobilizável imprescindível ao nosso Exército. Veteranos são também os nossos "embaixadores", que continuam a projetar o nome do Exército para a sociedade", declarou.
Por último, o Gen Ex Albuquerque se dirigiu à tropa em forma no Pátio Patriarca da Independência para rememorar os tempos de serviço como instrutor do Curso de Artilharia. "Tenho um sentimento especial por estar aqui hoje acompanhando a comemoração, acompanhando essa força da integração entre o Exército e a sociedade", disse.
Um dos dos momentos mais marcantes das homenagens aos Oficiais R/2 foi, antes da formatura, o descerramento das placas em homenagem ao jubileu das Turmas de 1973 e 1998, realizado pelos ex-Alunos do CPOR/SP.
A formatura terminou com o tradicional desfile, no Pátio Patriarca da Independência, das Turmas de todas as épocas formadas pelo CPOR/SP. Depois, a Turma de 2022 inaugurou a placa com os nomes de todos os Aspirantes a Oficial formados em dezembro do ano passado. Na sequência, um encontro coordenado pela ABORE reuniu, no estacionamento da OM, os Oficiais R/2.