CPOR e SOAMI entregam placa em memória dos heróis da FEB
São Paulo (SP) – O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), em cooperação com a Sociedade de Amigos do CPOR/SP (SOAMI/CPOR-SP) e com Oficiais da Reserva (R/2) formados pelo Centro, realizaram no dia 11 de novembro a entrega de uma placa com os nomes dos 40 combatentes formados pela OM e que lutaram a partir de 1944 na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. A intenção é instalar a homenagem, que eterniza os nomes dos heróis brasileiros, em Pistoia, na Itália – na região onde lutaram contra o nazifascismo.
O descerramento da placa foi realizado durante a tradicional formatura do Dia do R/2, que reúne Oficiais da Reserva de todas as épocas formados no Centro Solar dos Andradas. A atividade foi um momento oportuno para celebrar os heróis do Exército Brasileiro.
Participaram do ato de descerramento o Gen Div Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da 2ª Região Militar (2ª RM), o Comandante do CPOR/CMSP, Cel Alexandre Lückmeyer Machado Carrion, o Presidente-Executivo da SOAMI-CPOR/SP, Sr Douglas Ramos, e o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Drº Péricles Aurélio Lima de Queiroz.
“Heróis sem dúvida, símbolos de uma geração que lutou pela paz. Muitos retornaram com vida à sua Pátria, outros não, mas certamente, ainda estão em solo italiano os momentos de glória desses bravos jovens”, disse o Sr Douglas Ramos, que lidera junto ao Comando do CPOR/SP a iniciativa de definir os trâmites para a futura instalação da placa na Itália.
A placa foi confeccionada para comemorar os 80 anos da chegada destes brasileiros no campo de batalha Europeu. Dos 40 Tenentes R/2, 39 regressaram. O Ten R/2 Cav Amaro Felicíssimo da Silveira morreu no combate.
Uma outra homenagem, um monumento no Pátio Patriarca da Independência, sede do CPOR/SP, também eterniza os nomes dos febianos que honraram o compromisso com a pátria.